Noite de Autógrafos
Projeto realizado no final do ano para concluir o trabalho realizado com a turma do 2º período da Educação Infantil, em que a culminância ocorre em uma noite agradável, onde as crianças autografam um livro de produções textuais por escrito por eles e coordenados pelo professor, motivados com o tema animais, após estudos e visitas durante o ano letivo. Uma noite mágica, onde pais e alunos participam de uma brilhante apresentação de dança, dramatizações, jogral e outras atividades artísticas.
Ato Cultural
Por acreditarmos que a escrita tem sua função na leitura, ou seja, quando se escreve, escreve-se para que alguém leia, criamos o projeto “Meu Livro”, atividade que consiste na produção individual de cada aluno de um livro de histórias por ano.
Esses livros são compartilhados com todos os alunos da escola. São lidos, analisados e avaliados pelos estudantes e posteriormente são expostos, quando são convidados os pais e familiares para apresentação dos livros.
Além dos livros, veicula-se uma variedade de textos produzidos pelos alunos. Essa atividade culmina com o ATO CULTURAL, no qual exercitamos a oralidade e a reprodução de textos diversos, de filmes, de histórias animadas, de contos de fadas entre outras manifestações artísticas: o relato de histórias vividas, lidas ou ouvidas, a dramatização, o ensaio, a apresentação de trabalhos e das pesquisas realizadas.
Gincana Literária
A Gincana Literária surgiu de nossa inquietação em relação à falta de interesse da maioria dos nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o prazer de ler.
Esse projeto vem, ao longo dos anos, sendo aperfeiçoada e enriquecida, devido ao entusiasmo com que alunos e professores das demais áreas se lançaram na sua realização.
O objetivo maior desse trabalho é que os alunos leiam os livros e, a partir dessa leitura, possam procurar seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessa no momento, usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas, desenvolvendo assim o prazer de ler pelo ler.
A formação do leitor parte do pressuposto que ele leia muito e sempre mais, porque ele encontrou beleza e emoção no livro. Nesse contexto, a Gincana Literária oportuniza aos alunos o contato com uma diversidade de livros e, a partir de sua análise e reflexão, os alunos vão identificando aqueles que mais recriam seu momento de vida e ideias.
Após leitura de diversos livros e definição do livro que irá ser defendido pela turma, os alunos começam a trabalhar na sua apresentação. Concomitante, a Escola oferece aos estudantes palestras sobre os temas dos livros escolhidos, com profissionais das áreas envolvidas, com o intuito de fortalecer o que foi lido.
Atividades de expressão artística e cultural são desenvolvidas, tendo como referência o livro escolhido. Coreografia, paródia, dramatização e comunicação com a editora ou o autor do livro são tarefas pré-estabelecidas além de uma tarefa solidária que encerra a Gincana, visando não só o desenvolvimento cognitivo dos alunos, como também valores como tolerância, determinação, perseverança, responsabilidade, respeito, solidariedade e amor ao próximo.
Finalizando, a Gincana Literária é uma atividade pedagógica que consiste em colocar os alunos em contato com uma série de livros que são lidos, vivenciados, experimentados e criticados em grupo, por meio de atividades variadas e divertidas que possibilitam a reflexão e a tomada de decisão.
Gincana Ecológica
Consciência ecológica se aprende desde criança sendo preciso despertá-la em cada cidadão. Diante da situação atual do nosso planeta, promovemos a Gincana Ecológica. Com objetivo de contribuir efetivamente com a conscientização e participação da comunidade escolar, bem como promover a integração da comunidade com as questões ambientais, além de despertar nos educandos e na comunidade a conscientização e preservação dos recursos naturais e promover integração da comunidade na busca de atitudes mais sustentáveis.
Com atividades artísticas, culturais e de conhecimentos, os alunos passam o trimestre trabalhando as questões ambientais. Encerramos o Projeto em uma tarde, com inúmeras tarefas, diversão e conhecimentos, onde professores e alunos interagem em busca de um planeta sustentável. Os alunos são divididos em equipes, onde devem cumprir tarefas relacionadas às questões ambientais, sob a orientação de professores, objetivando desenvolver em nossos alunos consciência e ações ecológicas, em busca de um planeta sustentável.
Para culminância da Gincana é realizada campanha de arrecadação de garrafas PETS, para fortalecer o Programa de Coleta Seletiva de nosso município, promovendo a geração de emprego e renda.
Bazar Solidário
O Bazar Solidário tem como objetivo beneficiar uma família carente e incutir valores humanos junto aos alunos.
A importância desse projeto é incentivar as pessoas a ajudarem umas às outras, buscar a felicidade no sorriso do outro. Sem dúvida esse projeto vai beneficiar as pessoas que mais precisam e fazer com que elas criem hábito de também ajudar a quem necessita.
A estratégia é buscar parceria com os pais, através de doação de roupas, calçados e brinquedos em bom estado. Como o projeto é realizado no mês de outubro, escolhemos uma criança de nossa comunidade que esteja necessitando de apoio financeiro, e revertemos o lucro do Bazar em doação para a família dessa criança. Assim, buscamos o desenvolvimento em nossa comunidade escolar de valores como: cooperação, responsabilidade, generosidade, compaixão e solidariedade.
Cria-se, portanto, um ciclo virtuoso: a família assistida se beneficia, os estudantes e comunidade escolar trabalham a solidariedade (através das doações e serviço no dia das vendas) e o público em geral tem a oportunidade de adquirir produtos de boa qualidade por valores módicos.
Noite do Pijama
É possível num dia, ou melhor, numa noite, construirmos um mundo repleto de imaginação e fantasia? Conseguiríamos misturar magia, conhecimento, desejos e alegrias que ficassem guardados para sempre em nossa memória? Tudo isso acontece no Centro Educacional “Israel”, na Noite do Pijama.
Na verdade, quando paramos para escutar as crianças temos a certeza de que não conseguimos mensurar no papel o quanto é pedagógico esse momento.
A Noite do Pijama, atividade tradicional do Centro Educacional “Israel”, é um projeto onde os estudantes passam a noite na escola desenvolvendo atividades esportivas, culturais e artísticas, visando integração entre as turmas e comunidade escolar. Fortalecendo os laços afetivos, os alunos participam de atividades prazerosas explorando o espaço da escola, fora do horário normal de aulas.
Luau
Buscando desenvolver o prazer pela leitura e escrita, o Centro Educacional “Israel” desenvolve o Luau Literário, momento em que nossos alunos podem dar vida e voz a diversos Gêneros Literários construídos durante o letivo em uma noite com apresentações de diversos textos, música e arte.
Nesta perspectiva, o Luau Literário é um projeto que acontece desde 2017, no mês de outubro e que visa resgatar a cultura, recitar poesias, cantar, expor desenhos e textos produzidos pelos alunos, despertar o gosto pela leitura, envolvendo a comunidade escolar interna e externa para ouvir boa leitura, escutar músicas e curtir belas histórias e poesias criadas pelos próprios alunos, num momento de inovação, descontração e satisfação. Sendo assim, cabe a escola envolver os alunos e procurar estratégias necessárias para a melhoria do ensino e da aprendizagem.